CHICO ANYSIO - 10 ANOS DE AUSÊNCIA, 91 ANOS DE HISTÓRIA - PARTE 1

02/07/2022

Quando Chico Anysio faleceu em Março de 2012, o Jornal O GLOBO resgatou um Texto que foi Escrito por Chico por volta do Final dos Anos 80. Seria utilizado pela TV GLOBO em algum Monólogo ou no Programa de Chico. Acabou Arquivado. Em 30 de Março de 2012, uma Semana após o Falecimento do Mestre, o Jornal O GLOBO Publicou o Texto, até então INÉDITO.

O MENINO trazia toda a Nostalgia de um Chico Anysio Adulto que, apesar de uma Infância sofrida, desejava a todo custo voltar ao tempo de Criança : " Ou Eu encontro de novo esse Menino que um dia Eu fui, ou Eu não sei o que vai ser de Mim. "

Um Texto Comovente para quem  já teve oportunidade de ler na íntegra. Mas, na Realidade, para Chico Anysio, as coisas não eram exatamente assim. Chico não gostava de se lembrar dos Tempos de Criança. Evitava o quanto podia recordar sua Infância. Em SOU UM HOMEM DE POUCO RISO, uma entrevista concedida ao Jornalista Narceu de Almeida para a extinta Revista MANCHETE, publicada em 13 de Abril de 1974, logo no início da conversa, Chico respondeu : " Tive uma infância muito Desagradável. Eu sou talvez a única pessoa no mundo, ou uma das poucas, que daria tudo não para voltar, mas para NÃO VOLTAR a infância. Eu Apanhava muito. Um dia fiz uma piada sobre isso : Eu era uma criança muito responsável - responsável por tudo que acontecia em casa. Nunca tive festa de aniversário. Sou do tempo da Palmatória, e por isso nem gosto de falar sobre a minha infância. Acho que essa é a razão por que fui mau aluno, numa espécie de vingança contra o tratamento que eu recebia. E esse talvez seja o motivo porque me excedo com meus filhos, para evitar que aos 42 anos eles tenham reclamações sobre o modo como os tratei. "

Em 1998, ao ser entrevistado pela Jornalista Marília Gabriela em seu programa pelo SBT, DE FRENTE COM GABI, Chico voltou a falar sobre a infância, e se sentiu desconfortável ao falar sobre a Mãe, D. Haydée Viana : " Não gosto de falar sobre isso. Certa vez desabafei na MANCHETE ( a Entrevista Mencionada ), minha Mãe quando leu, chorou muito. Tudo isso já passou, é coisa do passado. "

Apesar de Perdões e de Águas Passadas, Chico Anysio era visivelmente um homem Triste. Tímido e Triste. Sua Alma tinha Cicatrizes. Cicatrizes essas que, há quase um ano, foram Expostas de maneira Sensacionalista e Desnecessária. Muitas pessoas se Chocaram com Declarações Fortes que vieram á tona em uma Entrevista pelo YouTube em 23 Março de 2020 ( poucos dias depois Retirada do Ar por Determinação Judicial ) cujo Tema era a Partilha dos bens deixados por Chico e as Disputas familiares em torno de sua Herança. Há quem tenha se Chocado pelo Conteúdo do que foi dito e Há quem tenha se Chocado pela Audácia de possíveis Calúnias e Difamações.  Coisas que Jamais poderão ter sua VERACIDADE Avaliada ou Confirmada, por se tratar de três Pessoas já Falecidas ( Chico, seu irmão mais Velho e sua Mãe ). A pessoa entrevistada ganhou COMOÇÃO de quem acreditou no que foi dito e REPÚDIO de quem não acreditou. Realidade " Aumentada " ou Não, é de um lamento profundo alguém se utilizar das Cicatrizes Dolorosas de outrem para chamar atenção para Si e tentar comover as pessoas em Benefício Próprio. Ainda que tivesse permissão para falar. Se nunca usou essa " Permissão " em ocasião alguma pós-morte, Desnecessário ABRIR em um momento particular de Tristeza e Caos.

Chico Anysio sofria violências. Pelo menos as Físicas ( Agressões ) sempre foram de conhecimento quase geral. Apesar disso, sua relação com Mãe e Irmão mais Velho era Maravilhosa ( ou pelo menos se tornou Maravilhosa com o passar dos Anos. )

Elano de Paula, o irmão em questão, já era Profissional do Rádio desde meados dos Anos 40. Chico Anysio, por sua vez, ainda era totalmente anônimo quando surgiu pela primeira vez, aos 14 Anos de idade, em 1945, em uma Reportagem do JORNAL DOS SPORTS ( RJ ), Vencedor de um Campeonato de Futebol de Botão ( Conteúdo já Postado neste Blog em 20 de Dezembro de 2019 ). " Eram quase quatrocentos concorrentes. Isto fez com que o JORNAL DOS SPORTS subdividisse o Rio. Não podia haver quatro Jogadores disputando por Copacabana e cinco pelo Leblon. Eles foram dividindo os bairros em ' trechos' e Eu fiquei como Jogador de Águas Férreas. O Torneio era Eliminatório. Venci os Jogadores de Catumbi, o Jardim do Méier, Irajá, o Bar20, o Saúde, mais alguns que não lembro, e cheguei á Final, contra um rapaz chamado Reboredo, um baiano que defendia o Centro e jogava não com uma Palheta, mas com a Unha. O Dalto me emprestou o Time dele para disputar o Campeonato e, mais do que isso, ficou sempre ao meu lado, como treinador e Sincero Torcedor. Venci o Jogo Final por três a dois e ganhei uma Taça. Teve Filmagem e tudo. Eu era o Campeão Carioca de Futebol de Botões. Mas o que foi filmado foi Exibido e minha Mãe viu.

- Ah, seu Safado. Por isso é que você anda matando aula ? Pra jogar essa besteira de Botão ?

Levei uma Surra, mas das Taças que ganhei na Vida, de todos os Troféus que recebi, o mais importante pra Mim sempre foi essa TAÇA de CAMPEÃO CARIOCA DE BOTÕES. "

A Paixão pelo Futebol era Antiga. " Sempre gostei de Futebol. Fui levado a gostar, porque meu Pai era Presidente do Ceará Sporting e muitas vezes o time se concentrava em Maranguape, no nosso sítio. Várias vezes fui aos treinos do Ceará com meu Pai, e aos jogos também. O Futebol fazia parte do meu dia a dia, " contou em sua Autobiografia de 1992.

Chico nasceu no Sítio mencionado, ás 5: 00 h em Ponto da Manhã, em um 12 de Abril, em 1931. Relembrou tudo em uma Reportagem Especial do Jornalista Pedro Bial para o GLOBO REPÓRTER, em 1984. Visitou a casa onde nasceu e, visivelmente emocionado, relembrou várias histórias que viveu ali. Duplamente ARIANO ( Áries com ascendente em Áries ), não acreditava muito em Horóscopo ou Astrologia, mas trazia consigo todas as características do Signo, e vez por outra falava com Propriedade sobre o Assunto : " Ser Ariano é muito difícil, é muito ruim. Ariano é um Líder Nato e tem personalidade muito forte, sentimentos fortes, guarda as coisas para si, deixa para explodir na última hora, e quando explode, é um Estrago."  Sua Sinceridade Nua e Crua, suas Opiniões Firmes e por vezes Audaciosas e os Desabafos e Polêmicas ao longo da Carreira, comprovam essa Tese.

Chico Anysio viveu em Maranguape até 1938. Uma Fatalidade com sua família Mudou completamente os Rumos de sua vida. O Pai perdeu toda sua Condição financeira quando sua Empresa de Ônibus foi destruída por um incêndio. Francisco Anízio de Oliveira Paula ( o Pai ) permaneceu em seu Estado e mandou Mulher e Filhos para o Rio de Janeiro.

O Garoto que saiu de Maranguape com a família, não fazia a menor ideia do seu DESTINO : se tornar um dos MAIORES MITOS DO HUMOR e DA ARTE NACIONAL. Apaixonado por Futebol e aspirante a carreira de Advogado Criminalista, vez por outra sentia um impulso artístico, impulso que o fazia participar dos mais diversos concursos de Rádio. A HORA DO PATO, OS CALOUROS DE ARY BARROSO, PESCANDO ESTRELAS (na Rádio Clube do Brasil) e A HORA DO TRABUCO ( pela Rádio Tupi ) foram alguns dos inúmeros concursos dos quais o Mestre participou ( e saía sempre vencedor ). Porém, o mais marcante de todos aconteceu em 1947. Por sugestão de um colega, Chico, que era ótimo imitador, resolveu se arriscar e se inscreveu em um dos programas de maior sucesso da Rádio Nacional na época : PAPEL-CARBONO.

Em sua Autobiografia, ele relembra essa passagem : " Eram cinco páginas que eu segurava com as mãos e os joelhos tremendo. Somente minha irmã Lilia sabia que eu até já tinha feito a inscrição.. ( .. ) .." Fui sozinho para a Nacional. Fiz o ensaio ás três e meia e fiquei lá mesmo, esperando a hora do programa. Até hoje não sei como consegui entrar no palco e fazer meu número. Se hoje em dia ainda fico gelado e tremo, imagine há quarenta anos, com apenas 16 anos de idade e um passe de bonde no bolso. " Amedrontado e desesperançoso diante das apresentações dos calouros que o antecederam, quase desistiu de se apresentar, mas acabou enfrentando a situação. " As palmas foram maiores que o normal á entrada de um calouro. Imagino isso ter acontecido pela minha magreza, pelos meus pés enormes em relação ao corpo, os olhos muito grandes e uma aparência de treze anos, no máximo. Ou sei lá se tropecei ao entrar. Renato Murce recebeu-me com muita elegância. Parecia um pai da gente, tratava os calouros com a maior dignidade, sem gracinhas ou achincalhes. O contra-regra foi a grande salvação. Ao me ver com o papel na mão, sem que eu pedisse colocou uma estante da orquestra, sobre a qual eu depositei o texto que até então tremia tanto na minha mão que me parecia impossível lê-lo. Respirei fundo, mas não esqueço o ruído dos joelhos batendo, a cada vez que, ainda hoje, entro em cena.. (.. ) ..Foi um grande sucesso. Tanto que nem me lembrei mais do agudo da cantora lírica. No corredor, ao sair do palco, recebi abraços de profissionais da Rádio Nacional e colegas concorrentes.. (.. ) ..Se eu não tivesse vencido naquela noite, teria sofrido uma das maiores desilusões da minha vida, porque houve quem levantasse para me aplaudir ao final do número. O resultado, no fim do programa, comprovou meu atrevido prejulgamento. (.. ) ..Outro estrondo de aplausos e o aviso de que a partir de segunda-feira ao meio-dia podia passar no caixa para receber meus cento e cinquenta mil réis. Nunca na vida eu tinha tido uma bicicleta e isso me dava inveja dos que tinham uma, mesmo de aro 16. Peguei aquela grana enorme, fui á Mesbla, e comprei uma tinindo, novinha, zero quilômetro. "

- Toma. É sua.

.." E dei a bicicleta ao Zelito. " ( Zelito Viana, irmão caçula de Chico, famoso Produtor e Diretor cinematográfico e pai do ator Marcos Palmeira ). Zelito era um dos irmãos com quem Chico tinha maior proximidade. Era Chico quem cuidava dele desde Criança.

Apesar do futebol e de aspirante á profissão de advogado criminalista, continuou participando de vários concursos de calouros ( sendo vencedor em todos ) em emissoras diversas e permaneceu com a ideia fixa pelo meio artístico, o que o fez insistir em ser recebido pelo diretor da Rádio Guanabara, que após seis meses indo procurá-lo diariamente ( de segunda á sexta ) conseguiu finalmente receber sua atenção.

Depois de preparar um programa chamado PARECE, MAS NÃO É, e entregar ao diretor, conseguiu a oportunidade de começar a trabalhar na rádio, sem remuneração ( só passaria a ser remunerado se o programa fizesse sucesso ). " Ter direito a meia hora por semana numa estação de rádio de verdade era um grande negócio, mesmo sendo de graça.. Durante a semana escrevi logo quatro programas para garantir o primeiro mês, e mais do que esse mês eu não fiz. Até hoje, vez por outra, encontro alguém que me diz ter ouvido esse programa escondido ás cinco da tarde das terças-feiras na Rádio Guanabara e fico muito surpreso. Será que alguém ouviu mesmo ? Como pode alguém ter ouvido se fui dispensado por falta de audiência ? Gostava do programa. Era eu sozinho ao microfone, fazendo todas as vozes.. (.. ) ..ainda propus, e cheguei a realizar, um radiobaile entrecortado de conversas ( piadas ), dando a impressão de que era realmente uma festa. Fiz duas vezes ( aos sábados ) e ele, ao final, dispensou-me em definitivo. ..( .. ) ..Nesse dia eu desisti de ser artista."

Chico voltou então suas atenções ( e intenções ) aos estudos de direito. " Era como se eu estivesse dizendo para mim mesmo o que era certo fazer da vida:

- Já que você não soube defender a sua causa, vá defender as causas dos outros. "

Até que um dia aconteceu o episódio do tênis esquecido, onde, no concurso da Guanabara, Chico tirou o sétimo lugar no teste de radioator e o segundo lugar no de locutor, ficando atrás de Silvio Santos, que foi o vencedor.

Chico Anysio participaria de uma partida de Futebol, onde foi avisado que o Campo seria de terra. Eis o motivo de Chico ter voltado para Casa para buscar o Tênis. Chegando lá, sua irmã Lupe Gigliotti e um amigo dela, Oromar Terra, estavam de saída e foram abordados por Chico. " Estamos indo fazer um Teste de RadioTeatro na Rádio Guanabara. Por que você não vem também com a gente e faz o Teste ? "

" Mexeram na minha Cabeça. Houve um Embarafustamento rápido, mas muito grande. De início percebi que um Teste era o modo lógico de entrar para a Rádio. Tratava-se de um Concurso, e, sendo aprovado, Eu FICARIA. Se ficava para sempre ou apenas por alguns meses, era outro problema que podia depender exclusivamente de mim, mas Eu já teria entrado por meus próprios Méritos, e não, como antes, pelo " de acordo " do Diretor que me dera uma chance de fazer o PARECE, MAS NÃO É", contou Chico em sua Autobiografia, de 1992.

Chico tirou o sétimo lugar no teste de Radioator e o segundo lugar no de Locutor. Sempre afirmou que a Atriz Fernanda Montenegro fez parte do Concurso, mas era uma afirmação que não Procedia, algo que também confessou em sua Autobiografia : " Tenho dito em várias entrevistas que perdi para a Fernanda Montenegro, mas não é verdade. Fernanda estava por lá naquele dia, mas não participou do Concurso.. (.. ) ..Fernanda já era contratada. A Vencedora, porém, ninguém sabe quem foi. Deve ter abandonado, depois do Curso, como muitos. Que a Fernanda me perdoe se leu alguma dessas entrevistas, mas foi sempre glorioso para mim contar duas Derrotas tão Maravilhosas. Ela e o Silvio Santos sempre estiveram no time dos meus ídolos, pelo Profissionalismo e Competência. "

Alfredo Souto de Almeida foi o Preparador de todos os Candidatos Selecionados pela Rádio. " O Curso de RadioTeatro com o Alfredo foi a Única Escola de Representar que Eu Cursei. Foi com Ele que aprendi ( e utilizo ) tudo o que sei até hoje.. (.. ) ..Alfredo foi Magistral. Fez daquele bando de Principiantes uma Plêiade de Radioatores Reais. "

A primeira Experiência Profissional de Chico Anysio como RadioAtor foi Curiosa : foi uma Estreia MUDA. Chico foi escalado para uma Apresentação/Aproveitamento ( Remunerado ) na Rádio Ministério da Educação, em um Programa de Geny Marcondes : NO REINO DA JUVENTUDE. Chico não conseguia de modo algum dizer a Frase do Texto a ser Encenado : " ANGELINA, PORQUÊ DEMORAS ? " A Voz não saía. O Humorista José Vasconcellos, na ocasião, foi quem disse a Frase por Ele. Chico brincava que sua Estreia no Rádio foi MUDA e que devia a Vasconcellos o Primeiro CACHÊ de sua Carreira.

Chico começou como locutor nos programas das madrugadas da Rádio Guanabara. Também foi galã das Rádio-novelas da emissora. Ainda se tornou colaborador do Locutor Raul Longras na programação de Futebol, se tornando comentarista Esportivo. Quando resolveram investir na linha de Humor, Chico, pela habilidade de imitar vozes, saiu das novelas. Começou aí sua Saga no Humorismo. " Eu não trabalhava nos programas que escrevia, porque os dirigia. Não dava para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. " Seus Destaques foram os Programas SHOW PING-PONG, CINE ART- PALACINHO, TEATRINHO BHERING e RADIAC C-8.

Quando a Rádio Guanabara foi comprada pelo político Adhemar de Barros e a conotação da programação teve de ser mudada, iniciou-se uma crise interna, o que fez Chico ir parar na Rádio Mayrink Veiga em 1950, através de seu irmão mais velho, Elano de Paula. Um desentendimento com o Diretor ( ironicamente a Incompreensão Deste por Chico não ter carga horária livre suficiente para conseguir tirar sua Carteira de Trabalho, devido a quantidade Exacerbada de funções e de Programas dentro da Rádio ! ) o fez ser despedido, mas, através de Ronaldo Lupo, conseguiu no mesmo instante da demissão um novo emprego na RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO, local onde conheceu um de seus melhores Amigos e Parceiros Profissionais : o falecido humorista Lúcio Mauro. Um dos Programas de Destaque de Chico foi ao lado de Melo Júnior em SESSÃO DAS TRÊS. A Mudança de Estado e de Emprego, porém, foi uma das experiências mais difíceis e desagradáveis na vida de Chico, por uma série de circunstâncias.

Em 1951, entre episódios de dificuldade de adaptação, saudades da família no Rio, falta de dinheiro, melancolia por solidão e o resultado frustrante na apresentação do seu primeiro grande trabalho pela RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO ( o Espetáculo ao vivo BRASIL MUSICAL, promovido pela rádio ), gerado por uma série de erros e embaraços, Chico foi vítima das Perseguições por parte do diretor artístico da emissora, Otávio Augusto Vampré, e das injustiças provenientes disso. Havia uma Tabela de Programas e Funções, onde, no período Noturno, Chico não se Via Escalado. Porém, após a saída de Chico, Vampré, propositalmente, acrescentava o nome " Francisco Anísio ". A Ausência de Chico era considerada como Preguiça/Irresponsabilidade. Inicialmente Chico foi Multado. Depois passou a ser Suspenso. Após diversas situações complicadas, concluiu não ser mais possível continuar morando em Pernambuco e trabalhando na Rádio, mesmo faltando dois anos e três meses de Contrato. Decidiu propor ao Diretor Geral Arnaldo Pinto pagar a Multa de Rescisão Contratual no período de quatro anos, em forma de programas semanais escritos para a Rádio, enviados do Rio. O Acordo foi Aceito.

Já de volta, empregado na Rádio Clube do Brasil, outro período de injustiças, mas dessa vez, não por culpa de perseguição ou implicância, mas de Persuasão por parte do Diretor Geral da Rádio. Chico trabalhava na rádio sem contrato, e, Sérgio Vasconcellos, Diretor artístico/geral, convenceu Chico a ir protelando a Assinatura, Assinatura esta que o tornaria um funcionário Formal e com todos os Direitos Trabalhistas. Isso porque Sérgio estava acertando sua ida para a Rádio Nacional e demonstrou enorme interesse em levar Chico com ele : " Eu estou para ir para a Rádio Nacional. Então, não assine contrato aqui. Vá transferindo, vá adiando, vá deixando pra depois, mas não assine. Em dez, doze dias, eu resolvo se vou pra Nacional ou não. Se eu não for, você assina contrato e tudo fica resolvido, mas se eu for, quero levar você comigo e, sem contrato aqui, você estará desimpedido e poderá ir. Entendeu ? " Chico se encheu de Alegria e de Expectativas.

Um dia, Chico foi chamado á sala de Dias Gomes ( o Famoso Dramaturgo e Novelista ), que na época era o diretor de broadcasting da rádio, juntamente com outros funcionários : " Há uma ordem de cima para que se diminua a folha de pagamento e vocês, infelizmente, terão que ser dispensados. " Chico estava entre os Citados. Passou dias esperando pela chamada de Sérgio Vasconcellos. Até que, uma semana depois, não aguentou mais esperar e foi pessoalmente procurar Sérgio na NACIONAL. Sérgio o recebeu com enorme Alegria, porém, se fazendo de " desentendido " com a Presença de Chico. Um misto de Raiva, Inconformismo e a Sensação de ter sido enganado e " feito de Bobo " tomou conta de Chico. Chico ficou seis meses desempregado. Após esse período, conseguiu emprego no Sindicato dos Economistas como entregador de correspondências, e, entre uma entrega e outra, ou quando terminava seu expediente, entrava em uma rádio ou outra atrás de oportunidades. Esteve diversas vezes na Rádio Tupi conversando com o Diretor Paulo de Grammont, sempre ouvindo " NÃO ". Um dia qualquer, Paulo recebeu Chico de maneira diferente. Combinaram valores de salário, funções e quantidade de programas. Saindo a caminho do Tabuleiro da Baiana onde pegaria o bonde para casa, Chico, sem nenhuma explicação lógica, virou a Rua Rio Branco e, em vez de seguir por ela, resolveu dobrar na Rua dos Beneditinos. Essa atitude fez com que o Destino de Chico Anysio mudasse completamente : ENCONTROU Haroldo Barbosa, na época famoso e Experiente Profissional de Rádio, que o fez desistir de ir para a Tupi e o levou para a Mayrink Veiga, onde Chico Estabilizou sua carreira e onde, trabalhando com Haroldo, lapidou seu Talento Nato. " Entrei no saguão da Mayrink com o moral tão alto que nem me lembrei estar passando pelo telefone através do qual o Ronaldo Lupo, há um ano e pouco, havia conseguido meu emprego em Pernambuco" , relembrou Chico em sua Autobiografia. Naquela mesma noite, Chico retornou á Rádio Tupi para avisar Paulo de Grammont que não assinaria mais contrato, fato que foi compreendido pelo Diretor. O Fato ocorreu em 1952.

Na Mayrink Veiga, Chico fazia enorme sucesso e se Estabeleceu na Profissão. Criou, escreveu e participou de diversos programas e passou a ter Fama nas revistas especializadas da época, como REVISTA DO RÁDIO e RADIOLÂNDIA.

Seus Programas de Rádio se tornaram Populares e Sucessos de Audiência. Sob o Nome Artístico de FRANCISCO ANÍSIO passou a ter cada vez mais Foco na Mídia. Semanalmente era mencionado na extinta revista RADIOLÂNDIA, na lista dos Programas mais ouvidos do Rádio, ou aparecia em Reportagens. Numa delas, comentou sobre ser Autor e Intérprete : " Não tenho preferência. Só não gosto de ser Intérprete nos programas que eu mesmo escrevo. Nesses casos, só vou para o microfone em caso de desespero. " Na época, o Auge do Sucesso de Chico Anysio era MESTRE FILÓ, do Programa A LIRA DO XOPOTÓ. Convidado por Paulo Roberto para fazer o Personagem, dizia que o motivo de sua escolha para o Papel era devido a Voz do Personagem já ser conhecida por outro Famoso : PROFESSOR RAYMUNDO, Personagem que Consagrou Chico dentro do Programa A CIDADE SE DIVERTE, de Haroldo Barbosa. Fez Sucesso também em TEATRO DE COMÉDIAS PIRAQUÊ ( patrocinado pelos Biscoitos da Marca ), de Autoria e Produção de um de seus grandes ídolos : Ântonio Maria, falecido em 1964. E ainda era Destaque no LEVERTIMENTOS, uma das maiores audiências da Mayrink, sob Produção e Direção de Haroldo Barbosa e no VAI DA VALSA, onde atuava, entre outros, ao lado de Antônio Carlos Pires e Nancy Wanderley. Uma de suas maiores incentivadoras como ATOR, Nancy atuava em Programas escritos por Chico ou contracenava com ele em outros. Casaram-se em Agosto de 1956. De Colega de trabalho na Mayrink, se tornou Estrela efetiva dentro dos Programas produzidos pelo marido.

DA BOCA PRA FORA, de Stanislaw, também contava com Chico no Elenco, ao lado de Zé Trindade e Wilton Franco. Os Programas ÂNGELA MARIA CANTA ( Musical exclusivo da Cantora na Mayrink ), VAI LEVANDO, ESTE NORTE É DE MORTE, ALEGRIA DA RUA e ME DÁ O SEU BONÉ foram os Principais Sucessos de Chico Anysio dentro da Mayrink. Ainda se destacava com DE CONVERSA EM CONVERSA e TIME DE COMÉDIAS PREDILETO. Considerava VIRGÍLIO, de ESTE NORTE É DE MORTE o Personagem mais simpático que havia criado no Rádio. Por outro lado, considerava ABDIAS, do VAI LEVANDO, o mais antipático. O público ouvinte, no entanto, simpatizava com o Personagem. Á Revista RADIOLÂNDIA, em 1956, declarou que os Personagens que mais lhe agradavam eram os que revelavam " sabor Humano " na sua conduta e nas suas ações, defendendo que " O Personagem só encontra Receptividade quando o ouvinte sente que pode se dar ou mesmo encontrar na rua um tipo semelhante aquele que figura na história que o Autor criou. " Sua maior decepção havia sido o Programa MEMÓRIAS DE UM CANGACEIRO, que não permaneceu no ar por mais de três semanas. Ainda confessou que não gostava de seu trabalho como Comediante. Chico, dentro da Mayrink, ainda era responsável por BURACO DA FECHADURA, MOTO CONTÍNUO, BALBINO É O MEU XODÓ, CANAL SETE E MEIO e USE E ABUSE. Muitos destes Programas Chico havia passado para outros Produtores, em virtude do Novo Contrato que havia assinado com a Organização Victor Costa ( que era detentora da Rádio Nacional e de outros veículos, como a Rádio Mundial, Rádio Excelsior e Rádio Record ). RIO DE JANEIRO, ETC. E TAL e COMÉDIA DA CIDADE foram alguns dos últimos Programas de Chico pela Mayrink. Em MISS CAMPEONATO interpretava FUTEBOLINO, cuja Voz Rouca era sua Marca. Na Rádio Mundial, estreou com PRA CABEÇA. Também fazia TIM-TIM por TIM-TIM (Programa de conteúdo Jornalístico entremeado com Humor) que ia ao Ar pela mesma emissora. A COMÉDIA DA VIDA, que ia ao Ar pela Rádio Tupi ( pertencente a Organização Victor Costa ), era um programa de Chico adaptado e produzido por Luís Orione.

Música e Cinema também faziam parte da Rotina de Trabalho de Chico Anysio. Fazia enorme sucesso com Composições Musicais. Entre 1956 e 1957, a cantora Dolores Duran foi a que mais gravou canções feitas por Chico e, até hoje, seu Nome é associado ao Dele. Gravou A FIA DE CHICO BRITO ( regravada anos mais tarde por Elis Regina ), ZEFA CANGACEIRA e outros baiões de Sucesso escritos por Chico. O LP ESSE NORTE É MINHA SORTE, lançado em 1959, é inteiramente de Baiões compostos por Chico em parceria com Dolores. Em 1956, a parceria com o humorista CHOCOLATE ( Dorival Silva ) eternizou HINO AO MÚSICO, gravada pelo Trio Irakitan. " Aprendi a fazer melodia com o Chocolate. Ele disse : ' Vem botar a letra de uma música aqui, que a gente vai fazer um Sucesso com ela lá na RÁDIO NACIONAL ( áquela altura, a emissora tinha Coligação com a Programação da Mayrink Veiga )! Fomos pro terraço - ele imita os instrumentos - e eu botei a letra. Era HINO AO MÚSICO ( ' Música é Alegria.. ' ).. ( .. ) ..Passou a ser o MEU PREFIXO e o dos meus Programas. Aonde vou tocam essa música, e eu cedi os Direitos ao Gerente da Ordem dos Músicos. ", contou em 2010 no Programa MPBambas, do crítico musical Tárik de Souza. Também ao mesmo tempo, se dedicava a trabalhos referentes ás CHANCHADAS da ATLÂNTIDA. Em 1955, fez sua primeira Aparição no Cinema em O PRIMO DO CANGACEIRO, filme de Plinio Campos estrelado pelo comediante Antônio Carlos Pires, Sérgio de Oliveira e Zé Trindade, com Argumento de Jota Ruy e Roteiro de Ruy Costa. No mesmo ano, foi Roteirista de SINFONIA CARIOCA e Roteirista e Dialoguista de TRABALHOU BEM, GENIVAL. No Ano seguinte veio GENIVAL É DE MORTE, e foi também colaborador de Haroldo Barbosa como Dialoguista em COLÉGIO DE BROTOS. Outros 6 Filmes estiveram sob responsabilidade de Chico em 1957, outros 4 em 1958, e outros 3 em 1959, tendo ainda participado somente como Ator em EU SOU O TAL, no mesmo ano. Em 1960 vieram outros 5 Filmes, tendo participado exclusivamente como Ator em O PALHAÇO O QUE É ?

Em 1957, Chico já atuava na Televisão paralelamente ao trabalho no Rádio. Seu primeiro trabalho efetivo na TV foi no Programa AÍ VEM DONA ISAURA ( TV-RIO ), onde foi escalado por Haroldo Barbosa para fazer o Tio da Personagem. " Eu já tinha interpretado um Papel num Programa de Televisão do Carlos Machado chamado CÁSSIO MUNIZ FOLLIES, mas o Tio da D. ISAURA foi meu primeiro Trabalho EFETIVO na TV. " Nesse mesmo período, fez outros trabalhos na TV TUPI através de Maurício Sherman, entre eles o ESPETÁCULOS TONELUX.

Chico prosseguia no Rádio e trabalhava em emissoras de TV diferentes, já que naquele tempo ainda não existia o Contrato Exclusivo, o que possibilitou o Mestre escrever e atuar em diversos programas. O primeiro deles foi NOITE DE GALA, de Abrahão Medina, onde Chico escrevia vários quadros de Sucesso como MESA OVAL OU RACHA e PROFº LOURENÇO ( interpretado por Antônio Carlos Pires ) protagonizado juntamente com Sonia Lancellotti e João Loredo. No quesito Interpretação, Chico criou o famoso personagem CHARLIE WESTMINSTER, " THE THIRD " , um recruta do Exército, que misturava o inglês e o francês no vocabulário e que tinha um mordomo que executava todas as tarefas por ele. Em sua Autobiografia, Chico relembra : " A Mayrink já liderava nos horários dos programas ' montados ', como se denominava o programa com elenco e orquestra, mas a TV TUPI continuava comandando o Ibope na televisão. Para mim era quase indiferente este domínio, porque Eu era das Duas. Já trabalhava também no SUPER SHOW, um programa criado pelo Sherman para combater o NOITE DE GALA. Eu concorria comigo, mas não fazia mal. Importante eram as chances que eu tinha nas duas emissoras, o aprendizado, a Vitrine onde meu trabalho ia sendo exibido. "

ROMEU E JULIETA foi um dos primeiros Destaques de Chico Anysio já neste ramo. Nancy Wanderley estrelava o humorístico ao lado de Zé Trindade sob Script de Chico. " No ROMEU E JULIETA Eu lancei, com a direção de Wilton Franco, a ' externa ' nos programas de humor. Eram cenas sem diálogo, filmadas, e não com vídeoteipe, mas davam uma ' respirada ', saindo do entre quatro paredes. ROMEU E JULIETA era uma comediazinha de 25 minutos. Uma experiência que se fazia. Uma tentativa de sair do esquema ' quadro-quadro-quadro-quadro, uma busca por outro formato, já tentado pelo Max ( Nunes ) em CASA DE FAMÍLIA DE TODO O RESPEITO. Não funcionou nem em um nem outro. O público queria o ' quadro-quadro-quadro.. " contou em sua Autobiografia de 1992. Em 1958, Walter D'ávila brilhava na TV-RIO através do Personagem SEU OBTURADO, do programa Homônimo, de autoria de Chico. Em 1959, o sucesso FEIJÃO, ARROZ E ALEGRIA, pela TV TUPI, era Estrelado por Nancy Wanderley e Hamilton Ferreira, com textos de Chico.

Até que a Era Radiofônica, no Brasil, de um modo geral, foi chegando ao fim. " Isso me dava uma pequena dor por dentro, porque o rádio sempre foi para mim uma escola da maior importância. Foi no rádio que eu aprendi, que me criei. Não me trazia nenhuma felicidade esse nocaute que a televisão se preparava para impor ao rádio e muito me desagradou o rádio ter ' jogado a toalha ', entregando a luta. Ainda fiz ver aos diretores que o horário nobre apenas havia mudado.. (.. ) ..Sugeri a transferência da programação noturna para a manhã. Os programas ' montados ' passariam para de manhã, e á noite colocaríamos música, com disc-jóqueis. Eles preferiram abolir os programas montados, e usar disc-jóqueis na programação geral " , contou Chico em sua Autobiografia. Chico Anysio sugeriu que a TV-RIO tivesse sua programação baseada no que acontecia na Mayrink : voltada totalmente para o Humor, sugestão acatada por Walter Clark ( Diretor Comercial ) e Péricles do Amaral. Dessa forma a TV-RIO nasceu e começou a Saga Definitiva de Chico Anysio no meio Televisivo.

Chico sempre foi Defensor da Importância do RÁDIO. Em 1992, participou de uma Reportagem Especial da extinta Revista AMIGA -TV TUDO, sobre os 70 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL. " Os Programas de Variedades no Rádio acabaram. A essência Hoje ( 1992 ) é o Jornalismo, a notícia imediata. E Eu Ouço rádio com muita Atenção. Sinto falta, entretanto, do Humor de Elenco nesse Veículo. Nas FM'S, por exemplo, tem algumas brincadeiras apenas. Até pouco tempo, Eu comandava A TURMA DA MARÉ MANSA, na Rádio Globo do Rio. Uma Delícia.. Revivi parte da minha época na Rádio Guanabara, onde comecei como Locutor e Radioator, em 1947. Para mim, ao contrário do que pensam certos atores, o RÁDIO é o Veículo mais difícil de se trabalhar. Somente depois vem o Teatro, a Televisão e o Cinema. Basta verificar que os grandes Nomes da TV vieram do RÁDIO. Por isso, não acredito que ele perderá sua Importância, futuramente. As Vantagens do Rádio são Insuperáveis como Amigo e Companheiro. A força da Comunicação é Imbatível ", declarou.

NOITES CARIOCAS foi a grande Sensação da TV-RIO, criado por Chico. " NOITES CARIOCAS ( inicialmente dividido em duas partes de uma hora cada ) tinha índices acima de 60 pontos e 80 % dos personagens conseguiam sucesso total. A Nata do humor brasileiro fazia parte do elenco da TV-RIO, porque além dos humoristas cariocas ( a maioria ) ainda contávamos com o que havia de melhor em São Paulo, como Maria Tereza, Murilo Amorim Correia, Renato Côrte Real e toda a PRAÇA DA ALEGRIA, comandada pelo talento, elegância e simpatia de Manoel de Nóbrega. A PRAÇA cobria as noites das Terças-feiras, fazendo explodir este fenômeno que é Ronald Golias e lançava no mundo do riso Moacyr Franco. Completavam a Terça-feira outros dois programas : MILHÕES DE NAPOLEÕES, escrito por mim para o elenco da casa - estrelado por Nancy Wanderley - e RIO, TE ADORO, versão carioca do SÃO PAULO, NUM TE GÜENTO, do Aloysio Silva Araújo.. (.. ) ..A competição era praticamente interna. Nós ' brigávamos ' conosco, já que a TV TUPI limitava-se aos dois programas escritos por este monstro sagrado do humor que é Max Nunes ( BOATE DO ALI BABÁ e EM CASA DE FAMÍLIA DE TODO O RESPEITO ).

MILHÕES DE NAPOLEÕES seria substituto temporário da PRAÇA DA ALEGRIA na TV-RIO durante a ausência de Manoel da Nóbrega, que naquele período ( 1960 ) estava de viagem para o exterior. A Ideia inicial de Chico era uma espécie de Comédia " Todo mundo é Louco em um Mundo de Loucuras e coisas Loucas. " Infelizmente não conquistou o Público e foi alvo de Críticas Midiáticas. Rapidamente Chico Reformulou o Humorístico, deixando de lado as Encenações divididas em Quadros/Blocos por ESQUETES RÁPIDAS em formato de FLASHES. Tão Rápidas, que enquanto ria-se da Cena Anterior, outra já estava quase terminando. Chico passou a Formular ( e algumas vezes Encenar ) esses FLASHES tendo como BASE as Manias e Costumes das Pessoas em geral. Aos poucos, o Programa foi alcançando o Sucesso Almejado. Nancy Wanderley e Jorge Loredo ( O Eterno Zé Bonitinho ), eram as Estrelas Principais. COMÉDIA PÃO E MANTEIGA, uma das maiores audiências da extinta TV PAULISTA. também era estrelado por Nancy.

Chico se revezava em trabalhos em várias emissoras, gravando programas que iam ao ar pela TV PAULISTA, pela TV-RIO ( Noites Cariocas ) e em Recife ( Noite de Black-Tie ), assim como também pela TV ITACOLOMY, emissora de Belo Horizonte, onde fazia BANCO DA PRAÇA, juntamente com Mara di Carlo, Jorge Loredo e Wilton Franco, e lá, contracenavam com o ator Mauro Gonçalves e Lady Francisco, ambos começando suas carreiras.

No Final da Década de 50, os Sucessos Humorísticos na TV só aumentavam. Chico Anysio, que foi idealizador, roteirista e algumas vezes ator nas CHANCHADAS produzidas pela Atlântida, trouxe o Diretor Carlos Manga, até então específico em Cinema, para trabalhar no ramo da televisão e ajudá-lo na criação/elaboração de um programa de apoio aos demais humorísticos da TV-RIO. Assim nasceu O RISO É O LIMITE. " Manga aceitou conversar sobre o assunto e foi a TV-RIO. Não dava para resistir aos argumentos do Walter e do Péricles e, naquela mesma tarde, ele assinou contrato com a TV-RIO para dirigir o programa dos Sábados, cujo título ficou sendo O RISO É LIMITE, numa brincadeira com o grande sucesso da televisão naquele ano : O CÉU É O LIMITE, feito em São Paulo pelo Aurélio Campos, e no Rio por Jota Silvestre.. (.. ) ..O RISO É O LIMITE tinha como redator principal Aloysio Silva Araújo e fizemos ali uma competição incrível. NOITES CARIOCAS e O RISO É O LIMITE jogavam semanalmente um Fla-Flu, um Grenal, um Cruzeiro e Atlético. Era briga de cachorro grande. Os índices oscilavam acima de 85 pontos. Lembro de uma semana em que um deu 91 pontos, o outro, 93. Sempre com vantagem para O RISO É O LIMITE. Meu NOITES CARIOCAS não venceu nenhuma vez, mas isso não me entristecia. Eu trouxera o Manga para a TV-RIO e participara da criação do RISO. Além do mais, sempre torci, como torço até hoje, pelo sucesso dos programas de humor. O humor é a minha praia. Cada programa que dá certo, está dando certo para mim também, representa mais empregos para toda a classe. "

O Nome Artístico FRANCISCO ANÍSIO existiu até o Ano de 1960. A partir daí, passou se chamar CHICO ANÍSIO, devido a uma sugestão do Diretor Carlos Manga. Criadores do maior Fenômeno da história humorística da TV Brasileira, o CHICO ANÍSIO SHOW, não apenas consolidaram o Esquema de gravações em VÍDEOTEIPE na Televisão, como revolucionaram o jeito de se fazer Humor no Brasil.


Sobre a Autora : A FRANCISCA, Fã de Chico Anysio, " Súdita " do Eterno Mestre do Humor e Maior Conhecedora/ Entendedora de sua História. Proprietária deste Blog e do MUSEU VIRTUAL CHICO ANYSIO.

TODOS OS MEUS SITES Disponíveis Aqui >> https://linktr.ee/afrancisca12

Perfil no Instagram >> https://www.instagram.com/chic_kfs/


© 2022 Blog Memorial Chico Anysio. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora